Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Contactos
Mapa do Site
Email
   
  imprimir
 
voltar 
Concerto de Reis
Parque de Exposições de Braga | Sexta-feira, 6 Jan. 2011 | 21h00 sexta-feira, 06-01-2012
A Orquestra de Sopros da Universidade do Minho acolhe o Ano Novo apresentando-se no Parque de Exposições de Braga, na sexta-feira, 6 de Janeiro, às 21h00. Em cartaz, obras de Leonard Bernstein (1918 -1990), George Gershwin (1898-1937), e Oscar Navarro (n. 1981). Na primeira parte, sob a Direcção de Vítor matos, será solista o pianista Luís Pipa na interpretação da Rhapsody in Blue, de George Gershwin.
  Concerto de Reis  
 

A Orquestra de Sopros da Universidade do Minho (OSUM) congrega as classes de metais, madeiras e percussão do Departamento de Música - Licenciatura em Música, criada em 2007/2008, e do Mestrado, actualmente, no primeiro ano de funcionamento, procurando promover a experiência interpretativa dos alunos, estimular a maturidade musical e aproximar profissionalmente os discentes do mundo da interpretação.

Os músicos definem este espetáculo como descontraído e animado, com musicas alegres e ritmadas. Não é concerto só para apreciadores de musica clássica, é um espetáculo para todos os que gostam de musica.

A organização recomenda vivamente a toda a academia que não percam esta oportunidade de ver o produto do trabalho realizado nesta Universidade e que convidem familiares e amigos pois a sala tem a capacidade para mais de 1000 pessoas, confortavelmente instaladas.

O preço de entrada é de 1 euro que, para além de lhe permitir disfrutar de momentos musicais de elevada qualidade, lhe dará ainda direito a uma fatia de Bolo Rei acompanhada por um, sempre saboroso, Vinho do Porto, no intervalo de concerto.

Quem efetuar aqui a inscrição, até às 12h de sexta-feira, dia 6, fica habilitado a uma experiência de 1 dia para duas pessoas no Health Club & SPA do Meliã Braga (1), a sortear no final do concerto.

Programa:

20:30h - Receção e entrada para o Concerto
21:00h - Concerto da Orquestra de Sopros da Universidade do Minho

I parte (25 min)
Leonard Bernstein (1918 1990)
- Candide | Abertura
 

George Gershwin (1898-1937) -Rhapsody in blue
Luís Pipa, Piano

II parte (20 min)

George Gershwin (1898-1937) - Um Americano em Paris

Oscar Navarro (n. 1981)-Libertadores

Vítor Matos, Direção

BILHETES

Os Bilhetes continuam disponíveis para venda na SEDE da AFUM até às 16H e no PEB a partir das 20h.

Curricula

Vítor Matos, Direcção | Licenciado em Instrumento - Clarinete (2002) pela ESMAE, e Mestre (2009) pela UM. Realizou cursos de aperfeiçoamento com António Saiote, Michel Arrignon, Philipe Cupper, Paul Mayer, Guy Deplus e Allessandro Carbonare e, em Direcção de Orquestra, com Arturo Tamayo e Jesus Lopez Coboz. Apresentou-se em recital em Portugal, Espanha, França, Itália, e Alemanha, e tocou a solo com a Orquestra da Universidade do Minho e a Orquestra de Kaiserslautern. Dirigiu a Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara do Minho, Orquestra da Universidade do Minho, Banda Sinfónica da Universidade do Minho, Orquestra do Conservatório e Teatro de Kaiserslautern, Orquestra da Rádio Sul da Alemanha, e Orquestra da Escola Sinfónica de Madrid. É Laureado de Concursos Internacionais na área de Direcção em Barcelona (2006) e em Roma (Prémios Bachetta d?oro para melhor maestro, e Bachetta de argento para a melhor interpretação) e integrou o Júri do Concurso Internacional de Clarinete e Música de Câmara Marco Fiorindo (2010) em Turim. Gravou a solo e em música de câmara para a RTP, a RDP e o Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR). Vítor Matos é Professor Convidado do Departamento de Música da Universidade do Minho.

Luís Pipa, Piano | Estudou nos Conservatórios de Música de Braga e Porto, na Academia Superior de Música e Artes Dramáticas de Viena (Áustria) na Universidade de Reading, Inglaterra, onde obteve em 1992 o grau de Master of Music in Performance Studies. Em 2005 concluiu o Doutoramento PhD em Performance na Universidade de Leeds, após ter sido equiparado a bolseiro pela Universidade do Minho e como bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo sido o primeiro no Reino Unido a obter este grau no seu instrumento. Apresentou-se em Portugal e em diversos países europeus em recitais a solo, integrando grupos de câmara, ou como solista de diferentes Orquestras. Os seus mais recentes compromissos incluem numerosos recitais-conferência e Master Classes em Portugal Continental, Madeira, Açores e Itália, bem como diversos recitais no Reino Unido. Foi ainda presidente do Júri nos Concursos Internacionais de Piano ?Prémio Valentino Bucchi 2003? em Roma. Gravou um CD com uma obra sua para piano intitulada Sombras, inspirada no livro homónimo do pintor Alvaro Rocha, um CD com obras de J. S. Bach, C. Seixas e D. Scarlatti para a editora GAM e um CD com obras de Mozart, Beethoven e Schubert para a editora Numérica. Lançou ainda os CDs Sons da Infância com obras de Schumann, Mendelssohn, Katchaturian e Debussy, Marcha para dois Vapores, gravado ao vivo com o actor António Durães, Estudos op. 45 de S. Heller (com edição comentada da partitura), O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach e obras para piano de Luiz Costa em diferentes editoras. Para breve está previsto o lançamento de um CD com Sonatinas para piano de Clementi e Dussek, bem como os cinco CDs que gravou durante o seu projecto de Doutoramento. Luís Pipa é Professor Auxiliar na Universidade do Minho.

 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por AFUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.